Ola!!! Sejam Bem Vindos.

Para alguns, Economia e Finanças assustam um pouco, mais parecem grego, de grego mesmo só o nome do Blog. Este Blog pretende contribuir para a desmistificação de tão vasto e importante tema. Divirtam-se e continuem a conquistar o conhecimento.

Sucesso sempre.




domingo, 27 de fevereiro de 2011

Introdução à Economia - 03

Sistemas Econômicos


Pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade, e como a sociedade responde as questões fundamentais da economia.

Os sistemas econômicos podem ser classificados em:

A) Sistema capitalista, ou economia de mercado: É aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

B) Sistema socialista ou economia centralizada, ou ainda economia planificada: É aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento (agente planificador), predominando a propriedade pública dos fatores de produção.

Modelo de Economia Aberta


Sistema Econômico Geral (Fechado e Aberto).

Reunião dos diversos elementos (fatores produção) que participam da produção de bens e serviços para atender às necessidades da sociedade.

Há na economia quatro agentes econômicos que são eles: As Famílias, as Unidades de Produção, o Governo e o Resto do Mundo.

Unidades de Produção: (Empresas)

Há três setores que constituem o aparelho de produção de uma economia nacional que são eles:

- O setor primário ou agropecuário que é formado por lavouras (culturas permanentes temporárias, horticultura e floricultura); produção animal e derivados (criação e abate de fados e aves, pesca e caça); extração vegetal (produção florestal e extração vegetal) e indústria rural (beneficiamento ou transformação de produtos agropecuários). Este setor é caracterizado pela baixa mecanização.

- O setor secundário ou industrial, formado pelas indústrias extrativas mineral (extração de minerais metálicos e não metálicos); indústria de transformação (transformam matéria-prima em produto acabado); indústria de construção (todas) e serviços industriais de utilidade pública (produção transmissão e distribuição de energia elétrica, tratamento e distribuição de água) Este setor é caracterizado pela grande mecanização.

- O setor terciário ou de serviços que é formado pelo setor comercial (comércio) atacadista e varejista, intermediários financeiros (bancos em geral); transportes e comunicações (transportes aéreos, ferroviários, hidroviários e rodoviários); serviços de telecomunicação; postais e telégrafos; autônomos (todos os profissionais autônomos) e outros serviços diversos (ensino, assistência médico hospitalar, atividades religiosas, prestação de serviços em geral e profissionais liberais).

Caracterizando os três setores por qualificações de bens temos: os setores primário e secundário trabalhando com bens tangíveis (que são os que possuem matéria física) e o terciário com os intangíveis (que são os bens que não possuem matéria física)

As empresas englobam o complexo de produção, onde os três setores econômicos (primário, secundário e terciário) que descrevemos acima, interagem entre si, produzindo os bens e serviços finais que atenderão as necessidades de consumo e acumulação da sociedade. Os três setores econômicos não são independentes, não são auto-suficientes, entre eles existem relações econômicas, intersetoriais e intrasetoriais.

O trabalho é a parte fundamental de desenvolvimento produtivo.

Ela é dividida em População ativa e inativa:

Ativa  = Ela intervém no processo produtivo e são:
- Empregados=todos que tem trabalho remunerados ou afastados por doença/licença.
-Desempregados= aqueles que têm condições de idade e capacidade física e mental, mas por alguma circunstancia não trabalham.

Inativa = São aqueles que só consomem:
-Aposentados, estudantes, donas-de casa, incapacitados para trabalhar.

Também na formação da economia nacional encontramos as famílias que são todos os que detêm os Recursos de produção que são os recursos econômicos utilizados pelas empresas nas atividades produtivas por meio dos quais é possível produzir bens e ou serviços finais que atenderão as necessidades de consumo e acumulação da sociedade. São recursos de produção capital social, capital, recursos naturais, mão-de-obra, capacidade tecnológica e capacidade empresarial.

Temos, também, o governo (Federal, Estadual e Municipal) que é o agente econômico que atua como produtor de serviços socialmente necessários, atua também como agente redistribuídor de renda (Renda é o pagamento pelo uso dos fatores de produção temos como exemplo o pagemento que as empresas fazem às famílias pelo uso da mão-de-obra (salários) outros exemplos temos: os juros, o lucro, os alugueis, etc) e realizador de investimentos que resultam na variação da formação bruta de capital fixo.

Por último temos o “Resto do mundo” que é um agente econômico que também interfere em uma economia nacional. Ele engloba as economias externas que, por suas vezes, constituem-se da mesma forma que a economia nacional, ou seja, empresas, famílias e governo. Um Sistema Econômico é Aberto quando tem relações com o Resto do Mundo e é Fechado quando não o tem.

Descrevemos acima os quatro agentes econômicos (Sendo os três primeiros constituintes de uma economia nacional). Vamos a partir de agora detalhar como eles trabalham, interagem juntos para o bom funcionamento, harmonia, de uma economia nacional.

Primeiramente temos as famílias ou unidades familiares que fornecerão os Recursos de Produção para as empresas (Fluxo real – que é o fluxo econômico onde temos a circulação de bens e serviços finais) e esta em contrapartida pagará as famílias pelo uso dos recursos de produção em forma de Renda, fluxo monetário. (Temos fluxo monetário quando há a circulação de moeda).

As empresas que com o uso dos Recursos de produção, produz bens e serviços finais e os vende as famílias e/ou governo, temos novamente o fluxo real. Em contra partida as famílias e/ou governo pagam pela aquisição dos bens produzidos ao preço de mercado, temos fluxo monetário.

Desenvolvemos acima o chamado “Mercado de Recursos Produtivos”, mercado de bens e serviços finais.

Empresas e famílias interagem com o governo da seguinte forma:

O governo fornece serviços públicos e formação de capital social de interesse das empresas e/ou famílias; fluxo real. As empresas e/ou pagam tributos; fluxo monetário. Os tributos pagos pela família são tributos diretos (Tributos Diretos é a parcela da arrecadação tributária total que atinge as propriedades e as rendas das unidades familiares e das empresas; entre as categorias que atingem as propriedades, citam-se como exemplos os impostos prediais e territoriais, que em geral representam uma pequena parcela do total da tributação direta). A maior parte é constituída pelos tributos que incidem sobre as remunerações dos fatores de produção, ou seja, sobre a renda cujo o exemplo notório e o Imposto de Renda (I.R.). No caso das empresas temos os tributos diretos (sobre a renda) e indiretos que serão repassados as famílias no preço da mercadoria (Tributos indiretos é a parcela da arrecadação tributária total que se introduz entre os preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores e os correspondentes valores efetivamente recebidos pelas empresas); são tributos que oneram as transações referentes ao movimento e a utilização dos bens e serviços produzidos, o ônus desses tributos geralmente se transfere ao consumidor final, embora sua arrecadação seja feita através das empresas.

As famílias fornecem ao governo os recursos de produção e as empresas fornecem ao governo bens e serviços finais, fluxo real. Por sua vez, o governo, paga às famílias pelo uso dos recursos de produção e as empresas pela aquisição dos bens e serviços finais, fluxo monetário.

Descrevemos até então, uma economia nacional. Agora vamos descrever como essa economia, mantêm relações com uma economia internacional (externa). Lembrando sempre que uma economia externa funciona igualmente a economia nacional.

Iremos chamar a economia nacional de “nacional” e a internacional de “externa”.

A nacional exporta bens e serviços finais da externa, fluxo real. Em contrapartida a externa paga por esses bens e serviços que ela importou, fluxo monetário.

A nacional importa bens e serviços finais da externa, fluxo real e paga por esses bens e serviços, fluxo monetário.

Existem também as transferências unilaterais que atualmente em sua maioria são todas de fluxo monetário. Transferências unilaterais ocorre quando um país manda dinheiro, bens ou serviços para fora (outro país) e não recebe a contrapartida. Exemplificando um pai que paga a faculdade de seu filho no exterior, manda o dinheiro para seu filho pagar a faculdade e não recebe nada de contrapartida, pois o dinheiro será utilizado na economia externa (Transações unilaterais são transações econômicas nas quais verificam-se apenas um fluxo, não havendo a contrapartida.).

As transações comerciais entre um país e outro podem ser melhores evidenciadas através do Balanço Internacional de Pagamentos que é um demonstrativo econômico que evidencia as transações econômicas que ocorrem entre os residentes e os não residentes de uma economia nacional.

Dividem-se em “transações correntes” que englobam os fluxos reais de bens e serviços e os pagamentos correspondentes às receitas e despesas realizadas e “movimentos de capital” que registram os créditos e débitos resultantes dos fluxos reais, relevando as variações havidas na posição credora / devedora do país, quanto às suas reservas monetárias internacionais. Englobam ainda as transações que possuem caráter essencialmente financeiro como, por exemplo, os ingressos de capital de empréstimo e de risco no país e as saídas de divisas pertencentes a residentes no país, com vista a aplicações no exterior.

As transações correntes englobam a Balança Comercial que evidencia as importações e exportações de mercadorias e serviços a preço FOB (Free on board, livre no embarque). Balança de Serviços que englobam as viagens internacionais, os seguros e fretes internacionais rendas de capitais, os serviços governamentais e serviços diversos e a Balança de Donativos que caracteriza as transações econômicas unilaterais. Os movimentos de capital, englobam os investimentos estrangeiros líquidos, empréstimos a curto, médio e longo prazo e as amortizações.

(Obs.: Verifiquem o Fluxograma feito em sala de aula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário