Ola!!! Sejam Bem Vindos.

Para alguns, Economia e Finanças assustam um pouco, mais parecem grego, de grego mesmo só o nome do Blog. Este Blog pretende contribuir para a desmistificação de tão vasto e importante tema. Divirtam-se e continuem a conquistar o conhecimento.

Sucesso sempre.




domingo, 27 de fevereiro de 2011

Introdução à Economia - 02

Escassez e Escolha


Como já vimos, a sociedade não dispõe de recursos produtivos em quantidade suficiente para produzir tudo o que a população deseja.

Assim é que toda sociedade, qualquer que seja sua organização política, se defronta com quatro questões econômicas básicas: O que produzir? Como Produzir? Para quem produzir? Quanto Produzir?

1- O que produzir?

Já que não se pode produzir a quantidade desejada pela sociedade dos mais diversos tipos de bens e serviços, a sociedade deve escolher entre as varias alternativas, quais bens e serviços que serão produzidos, e em que quantidades.

Devemos produzir mais eletrodomésticos do que alimentos? Mais roupas e menos alimentos? Quanto de cada?

2- Como Produzir?

Essa mesma sociedade tem que decidir a maneira pela qual o conjunto de bens escolhido será produzido.

Normalmente os bens podem ser obtidos mediante diferentes combinações de recursos e técnicas. Nesse sentido, deve-se optar pela técnica que resulte no menor custo por unidade de produto a ser obtido.

3- Para quem produzir?

Uma vez decidido que bens produzir e como produzi-los, a sociedade tem de tomar uma terceira decisão fundamental: quem irá receber esses bens e serviços? Esses bens e serviços deverão ser distribuídos entre os diferentes indivíduos que compõem a sociedade. E, de que maneira essa distribuição ocorrerá? Será que todas as pessoas receberão a mesma quantidade de bens e serviços? Ou será que a distribuição de bens e serviços será feita segundo a contribuição de cada um à produção? Ou cada um segundo a sua necessidade.

4- Quanto Produzir?

A sociedade de responder qual a quantidade necessária para a satisfação das necessidades da população, sem desperdício ou falta.


Curva de Possibilidades de Produção – CPP

Podemos chegar a uma rápida conclusão que a Economia é uma ciência ligada a problemas de escolha.

Vamos exemplificar isso:

Um indivíduo, com alguma qualificação técnica possui uma fazenda com instalações, máquinas, equipamentos e um número fixo de trabalhadores.

Ele irá dedicar-se à agricultura, e para tanto terá que decidir o que e como produzir, isto é como seus recursos produtivos serão distribuídos, quanta terra será destinada à pastagem, café, tomate, etc.

Será que deverá destinar determinados espaços de terra somente para abacaxi, ou laranja? Poderia ter também cana de açúcar, etc.

Como os empregados serão dimensionados para esse trabalho. Vejam que não é muito fácil essa divisória de tarefas a ser executadas.

Para simplificar toda essa indecisão, vamos aternos a somente dois tipos de bens: abacaxi e laranja.

Quadro de possibilidades de produção em uma fazenda



Diante desse gráfico acima, digamos que esse fazendeiro queira somente produzir Abacaxis, então veremos que ele poderá ter uma produção máxima de 8000kg na alternativa A. Se fosse a de Laranjas veremos que na alternativa F alcançaríamos o máximo de 5000kg de laranjas.

Se por outro lado ele quiser produzir os dois produtos, então poderemos verificar as possibilidades (De B até E).

Vamos deixar isso mais claro, vendo o gráfico abaixo:

Usaremos o sistema de eixos cartesianos. O eixo vertical (ordenadas), e o eixo horizontal (abscissas). Nas ordenadas teremos abacaxis e nas abscissas laranjas.


Nesse gráfico vemos todas as possibilidades de combinações possíveis entre laranjas e abacaxis, que podem ser estabelecidas, quando todos os recursos estão sendo utilizados.

Eficiência Produtiva

Em nosso caso dessa fazenda, ela estará funcionando de maneira eficiente sempre que aumentarmos a produção de um bem e reduzirmos à do outro bem.

Por exemplo: veja o ponto D, temos lá 5.000kg de abacaxis e 3.000kg de laranjas.

Se o fazendeiro decidisse aumentar a produção de laranjas, poderá passar a operar o ponto E, onde seriam produzidas 4.000kg de laranjas.

Esse aumento de 3.000 p/ 4.000 kg só será possível se uma parte das terras fosse desviada para a produção de laranjas, onde teríamos uma redução de 5.000 p/ 3.000 kg de abacaxis.

Poderemos finalizar dizendo que a fazenda que estiver usando eficientemente seus recursos indicaria uma condição favorável de pleno emprego de fatores produtivos.

Custo de Oportunidade.

É uma expressão utilizada para exprimir os custos em termo de alternativas sacrificadas. O que é isso?

Veja no mesmo exemplo da fazenda:

Se pegarmos o ponto C da curva (6.000 kg de abacaxis e 2.000kg de laranjas) e quisermos ir para o ponto D aumentando a produção de laranja para 3.000kg – teríamos aqui conseguido o sacrifício de 1.000 kg de abacaxis, e daí o acréscimo de 1.000kg de laranjas e diminuição de 1.000 kg de abacaxis, daí o que se chama custo de oportunidade.

Desemprego de fatores produtivos.

Pode acontecer muitas vezes que a fazenda esteja produzindo abaixo de suas possibilidades. Isso ocorre quando os fatores de produção estão ociosos (terras inativas, trabalhadores e máquinas desocupadas).

Essa situação é representada pelo ponto G no interior da curva de possibilidades de produção.

Nesta condição a produção de abacaxis e laranjas podem ser aumentadas até alcançar a curva, simplesmente utilizando o serviço dos fatores ociosos.

Se eu colocar um ponto H fora da curva?

Esse ponto será inatingível (dados os meus atuais fatores de produção), ao menos que compremos novas terras, máquinas, Equipamentos, mão de obra, enfim os fatores de produção são insuficientes para tal realização. Dizemos então que o ponto H é impossível de se produzir dentro dos meus atuais fatores de produção.

Deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção

Isso pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção quanto em função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra. Se estivermos tratando de uma empresa ou no nosso exemplo da fazenda dizemos que houve um deslocamento da CPP para a CPP2 (onde esta o acréscimo de fatores produtivos), mas se estivermos falando de um sistema econômico, de uma economia, dizemos que houve Crescimento Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário