Ola!!! Sejam Bem Vindos.

Para alguns, Economia e Finanças assustam um pouco, mais parecem grego, de grego mesmo só o nome do Blog. Este Blog pretende contribuir para a desmistificação de tão vasto e importante tema. Divirtam-se e continuem a conquistar o conhecimento.

Sucesso sempre.




domingo, 27 de fevereiro de 2011

Introdução à Economia - 01

Conceito: É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.

Palavra vinda do grego Oikonomia

Oikos- casa, fortuna, riqueza.

Nomos-lei, regra, administração.

Portanto poderíamos ter uma noção de estudo e administração de uma coisa pública, ou um Estado.

Problema Central

A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Não houvesse escassez não haveria necessidade de se estudar Economia.

A escassez existe porque as necessidades humanas precisam ser satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens- alimentos, vestuário, moradia etc. Serviços: transportes , saúde ,educação etc.

Notamos também que essas necessidades são ilimitadas.

Portanto, essas necessidades de bens e serviços compõem juntos o que se chama Produção econômica, onde reúne os fatores de produção: recursos naturais, trabalho e capital.

Bens = algumas coisas que resultam da produção econômica e que direta ou indiretamente satisfaz as necessidades humanas. Ex. alimentos, vestuário , veículos , etc.

Serviços = são atos executados por pessoas ou empresas, que também satisfazem as necessidades humanas, mas não é tangível, Ex. Consultório médico, advocatício, contábil, cabeleireiros etc.

Bens de consumo: são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis como um veículo , móveis , eletrodomésticos, etc. Não duráveis como alimentos roupas,remédios, etc..

Bens de capital = são aqueles que permitirão a feitura de outros bens utilizando para isso maquinas, equipamentos, instalações, computadores, matérias-primas, etc.

É muito comum e corriqueiro falarmos de capital como dinheiro, ações, certificados de aplicações etc., mas isso em Economia significa capital financeiro.

Bens Intermediários: são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).

Fatores de Produção: são constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

Tanto os bens de consumo, como os de capital são denominados de bens finais. Porque já passaram por todos os processos de transformação possíveis, significando que estão acabados.

Para que haja produção os Agentes Econômicos, que são os que participam do processo econômico, são elementos fundamentais para seu êxito, porque eles irão contribuir essencialmente para o funcionamento do sistema econômico. São eles o Consumidor (Famílias), a Empresa, o Governo e o Resto do Mundo.

Recursos Naturais (Terra) são os elementos da natureza, utilizados pelo homem com a finalidade de criar bens. Ex. a terra, a água, minerais, animais etc.

Trabalho = é a contribuição do ser humano, na produção, em forma de atividade física ou mental.

Capital = conjunto de máquinas, equipamentos produzidos pelo homem para facilitar o seu desempenho no trabalho.

Capacidade Empresarial = conjunto de fatores humanos (conhecimento técnico, científico, aptidão, etc) que possibilitam a gestão de empresas.

Tecnologia = conjunto de conhecimentos destinados a produção.

Tudo isso reunido é o que chamamos de Fatores da Produção, pois eles irão produzir os bens e serviços de que tanto precisamos.

A Economia é considerada uma ciência social (Ciência Humana Aplicada), porque estuda a organização e funcionamento da sociedade. Ela relaciona-se com o comportamento humano, e estuda como as pessoas e as organizações se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.

O problema fundamental da economia é a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer as necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas. Este fato também é conhecido como lei da escassez.

E naturalmente, o ser humano quanto mais tem, mais quer. Nossos desejos materiais são virtualmente insaciáveis e ilimitados.

Após tudo isso, podemos considerar uma Teoria Econômica como sendo um ramo do conhecimento humano que estuda as leis que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços numa sociedade. Esse estudo sobre o funcionamento de um sistema econômico contribui sobremaneira para que tenhamos uma expectativa de vida um pouco melhor.

Quando empregamos para a produção um Fator de Produção esses resultam em uma renda ou remuneração. Cada fator de produção corresponde a uma remuneração, a saber:


Fator de Produção -  Tipo de Remuneração

Trabalho  - Salário

Capital -  Juro

Terra  - Aluguel

Tecnologia -  Royalty

Capacidade empresarial  - Lucro

Remuneração ou renda é o pagamento pelo uso dos fatores de produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário